sábado, 26 de março de 2011

ITAÚ SOCIAL CRITICA O ENSINO SERIADO E SELETIVO!

Trechos do artigo de Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social e membro do conselho de governança do movimento Todos pela Educação - Folha de SP (16).
1. Anualmente, sete milhões de crianças e jovens brasileiros são reprovados, de acordo com os dados do Relatório de Monitoramento da EDUCAÇÃO para Todos, lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas para a EDUCAÇÃO, a Ciência e a Cultura (Unesco). Obviamente o aumento de taxas de repetência não traz ganhos futuros de aprendizagem e provoca o crescimento da evasão escolar.
2. Além dos altos custos para os cofres públicos, a repetência tem impacto direto na distorção idade-série, que afeta a autoestima dos alunos e provoca o aumento do número de alunos por sala de aula. Tema polêmico, a progressão continuada pressupõe que os anos escolares sejam organizados em ciclos e não em séries e que os estudantes devam adquirir competências em várias áreas do conhecimento em períodos mais longos.
3. O modelo não prevê o mecanismo de repetência no fim do ano, mas deve garantir a recuperação de conteúdos por meio de aulas de reforço em disciplinas específicas. Pesquisas recentes demonstram que o sistema de ciclos tem efeitos na redução da evasão escolar.
4. Estudo da Fundação Itaú Social sobre o impacto dos ciclos, a partir de dados do Censo Escolar de 2002 e do Sistema de Avaliação da EDUCAÇÃO Básica (Saeb), aponta uma maior taxa de aprovação e uma redução da evasão nas escolas que adotam o modelo. O trabalho também indica que não há impacto negativo sobre o desempenho escolar dos que frequentam esses colégios.
5. A progressão continuada, apesar de seus méritos, não pode ser, porém, considerada eficaz se não estiver combinada a um conjunto de medidas e políticas educacionais voltadas à melhoria do ensino. O que precisa de fato ser avaliado é como gestores podem garantir que haja acompanhamento e apoio pedagógico aos alunos ao longo do ano, bem como mais apoio ao professor para que ele possa melhor diagnosticar e oferecer atividades diversificadas para estudantes com necessidades diferentes.

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